terça-feira, 11 de agosto de 2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS











Este painel está bem na entrada do CMEI que coordeno! Uma sugestão para elaboração de um painel na entrada da escola!

VOLTA ÀS AULAS

Estamos de volta! Que nosso compromisso com a Educação se renove a cada dia e se fortaleça mais e mais!
Bom retorno!
Um beijão,
Fabricia

domingo, 28 de junho de 2009

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL













ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO INSTITUTO PEDAGÓGICO MOVIMENTO


O professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os ajuda a construí-los.Um bom exemplo disto é o da construção do conceito de número, que envolve a conservação de quantidades.Uma criança pode ser auxiliada até chegar à construção do conceito de conservação de quantidades, porém não se pode ensinar esta conservação.Para que a criança construa o conceito de número, que é um conceito complexo, é preciso que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação, seriação, ordenação de quantidades. Só a partir de experiências relevantes e dosadas para a criança é que ela poderá abstrair características comuns que a levem a formar determinados conceitos.Deve-se respeitar o rítmo da criança sem, contudo, ficar apenas esperando que ela construa os conceitos.Para ajudar a construir o conceito de número, por exemplo, que é um conceito lógico-matemático, deve-se propiciar experiências em diferentes graus de complexidade, isto porque, este é um conceito cuja construção demanda tempo e envolve várias gradações: números naturais, racionais, negativos, reais, complexos.

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL








O trabalho com as operações lógicas deve acontecer após um grande trabalho com as noções de série e classe. A professora Jucilene, do Instituto Pedagógico Movimento desenvolveu uma série de atividades com a classifiação. Acompanhe pelas fotos!

A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas caracteríticas. É classificando os objetos que a criança estrutura o real, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas.