domingo, 28 de junho de 2009

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL













ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO INSTITUTO PEDAGÓGICO MOVIMENTO


O professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os ajuda a construí-los.Um bom exemplo disto é o da construção do conceito de número, que envolve a conservação de quantidades.Uma criança pode ser auxiliada até chegar à construção do conceito de conservação de quantidades, porém não se pode ensinar esta conservação.Para que a criança construa o conceito de número, que é um conceito complexo, é preciso que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação, seriação, ordenação de quantidades. Só a partir de experiências relevantes e dosadas para a criança é que ela poderá abstrair características comuns que a levem a formar determinados conceitos.Deve-se respeitar o rítmo da criança sem, contudo, ficar apenas esperando que ela construa os conceitos.Para ajudar a construir o conceito de número, por exemplo, que é um conceito lógico-matemático, deve-se propiciar experiências em diferentes graus de complexidade, isto porque, este é um conceito cuja construção demanda tempo e envolve várias gradações: números naturais, racionais, negativos, reais, complexos.

Um comentário:

  1. ola sou prof de educaçao inf em juatuba/mg gostaria q vc pudesse me ajudar com atividades praticas p/a construçao de conceitos como grosso,fino alto e baixo maior e menor,etc e como introduzir as quantidades e numeros.obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!