domingo, 17 de janeiro de 2010

VOLTA ÀS AULAS

Atividades seqüenciadas: Voltando à escola!

Justificativa:

O retorno às atividades escolares e o ingresso de alunos novatos em uma Instituição Escolar geram sempre muitas expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. É o momento da criação de novas relações afetivas. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro em direção à construção da autonomia.
Para que essas mudanças possam acontecer de maneira tranqüila pelas crianças, torna-se necessário o nosso cuidado em envolver a todos os participantes da comunidade escolar nesse processo de adaptação.
Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivos:
• Proporcionar um ambiente agradável,acolhedor e seguro visando o bem-estar do educando, possibilitando assim a manifestação de suas emoções e necessidades.
• Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
• Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
• Elaborar uma rotina de trabalho pautada em atividades em grupos e individuais, avaliando-as semanalmente junto à coordenação e supervisão do CMEI.
Conteúdos:
Conteúdos Conceituais
• Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
• Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
• Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
• Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
• Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
• Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
• Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
• Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
• Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
• Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
• Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
• Participação na vida da escola;
• Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
• Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
• Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;

Contemplação das áreas

Língua Portuguesa
Linguagem oral:
• Conversas, relatos de vivências, narração;
• Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
• Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
• Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
• Orientação Espacial;
• Percurso de trajeto, localização;
• Contagem oral;
Natureza e Sociedade
• Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
• Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.


Artes:
Visual
• Pintura livre;
• Modelagem
• Recorte e colagem;
• Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
• Roda cantada;
• Ginástica;
• Dança;
• Jogos simbólicos
• Esquema corporal.

Música
• Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
Recursos:

Físicos:
Salas de aula e outras dependências da escola

Humanos:
Pais, educadores e demais funcionários do CMEI

Materiais:
CDS, Livros de histórias, gizão de cera, folhas de sulfite tamanho especial, bonecas, brinquedos diversificados, jogos pedagógicos, tinta guache e outros.


Avaliação:

A avaliação da proposta acontecerá diariamente, após o término da cada atividade. A coordenação e supervisão do CMEI também avaliarão a proposta com todos os envolvidos no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!