quarta-feira, 19 de março de 2008

Sugestões para o trabalho no Dia do Livro na Educação Infantil

Educação Infantil

- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis. Solicite aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.Outra possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro colega e vice-versa.Aproveite o programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário onde as histórias se desenvolvem. Se for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças. Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.Procure levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura.Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.Após o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por Monteiro Lobato.Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.Para saber mais sobre Monteiro Lobato acesse Lobato.
- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também seja visitada. Esta atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.Também, após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.- Existem personagens bastante marcantes, por apresentarem características que chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os Pingos - são a diversão da criançada. Proponha o acesso ao link UOL, onde seus alunos poderão conhecer os autores, os personagens e ainda ouvir algumas histórias.Na seqüência, leve-os à biblioteca, a fim de que procurem livros com desses personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com massa de modelar ou balões.

http://www.miniweb.com.br/Literatura/Artigos/Dia_do_Livro_arquivos/main.htm

2 comentários:

  1. Fabri, essa idéia é muito boa.
    Uma forma bacana de trabalhar com os livros é a criação de uma história só usando os títulos. As crianças estarão em roda e vão dando seqüência à história. Trabalhamos atenção, criatividade, seqüência lógica, apreciação da literatura, etc.
    É importante sinalizar que mesmo as crianças que ainda não lêem, participam da atividade, pois podem ter os moderadores_ amigos ou professores_ auxiliando-as.
    O "ERA UMA VEZ" é mágico!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    FANTÁSTICO!....estou feliz por ter encontrado uma "joia preciosa" q. são suas sugestões e idéias riquíssimas p/ o nosso trabalho educativo, sou professor de educação infantil Meus sinceros PARABÉNS!!....
    Atenciosamente,
    Professor João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!