sábado, 7 de fevereiro de 2009

CALENDÁRIO


Volta às aulas na TV Cultura: professores e alunos podem retornar à sala de aula sabendo tudo sobre o novo acordo ortográfico

“Nossa Língua” faz um resumo sobre as principais mudanças que irão acontecer na Língua Portuguesa

Depois das férias, professores e alunos terão a chance de voltar à sala de aula com as principais mudanças do novo acordo ortográfico na ‘ponta da língua’. É que a TV Cultura preparou uma edição especial do Nossa Língua, que une em um só programa as alterações mais importante que irão acontecer na Língua Portuguesa. Apresentada pelo consagrado professor Pasquale Cipro Neto, a atração será exibida na próxima segunda-feira (02/02), às 19h30.

Nos módulos sobre a nova ortografia, o público confere o que mudou em nosso idioma com relação ao uso do acento diferencial e do hífen; a eliminação do trema; e a reintrodução das letras K, W e Y no alfabeto. Em outro bloco, Pasquale recebe o professor doutor em Letras e Relações Internacionais e Presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação Godofredo de Oliveira Neto, que comenta a importância da unificação da Língua.

O programa traz ainda os depoimentos da Ministra de Educação de Cabo Verde, Vera Duarte, que fala da importância desse acordo para o seu país; e da autora Tatiana Belinky, que comenta sobre as novas regras do ponto de vista da escritora. Mas as novidades não param por aí. Os telespectadores também podem acompanhar todas as mudanças da Língua Portuguesa por meio do site www.tvcultura.com.br/plantaoortografico, que contém a listagem das alterações do idioma e vídeos explicativos do professor Pasquale.

Gerência de Comunicação Corporativa da Fundação Padre Anchieta

Alexani Barbosa

Claudia Pereira

Vânia Barboni

Aline Cerri

Tel.: (11) 2182-3267/ 3268/ 3281/ 3282








~*~> Clique aqui p/ Imagens e Músicas



~> [red]Novidade[/red] <~ Clique Aqui p/ Adicionar [red]Músicas[/red] ao Orkut

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

QUERIDAS AMIGAS!!

QUERIDAS AMIGAS,
POR MOTIVOS PARTICULARES ESTOU AFASTADA DO NOSSO CANTINHO.
LOGO ESTAREI DE VOLTA, SE DEUS QUISER E COM NOVIDADES!
UM BEIJO ENORME!
OBRIGADA PELO CARINHO SEMPRE!

domingo, 25 de janeiro de 2009

PARA REFLETIR!

ESTE É UM BOM TEXTO PARA PENSARMOS NO NOSSO PAPEL COMO INTERVENTORES DO / NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE AGORA NO INÍCIO DO ANO LETIVO!
BEIJOS!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

SUGESTÃO PARA CRACHÁS


ACHEI UM CHARME! RECEBI POR EMAIL! SIMPLES E APRESENTÁVEL!

domingo, 18 de janeiro de 2009

PARA REFLETIR!


De volta às aulas!

Por Yaacov Lieder

Houve certa vez uma mãe que estava tentando acordar o filho. Ela disse a ele: "Acorde, meu filho – ou ficará atrasado para a escola!" O filho voltou-se para a mãe e, meio adormecido, respondeu: "Dê-me um bom motivo para eu acordar? Há 500 alunos na escola e todos me odeiam. Há três dezenas de professores que se ressentem pelo fato de eu ir à escola toda manhã.""Vou lhe dar dois bons motivos" – disse a mãe. "Você tem 44 anos e é o diretor!"As crianças, também, às vezes podem achar difícil ir para a escola. Procuram qualquer desculpa que exista na face da terra. Se não estivermos preparados para isso, podemos nos ver às voltas com uma experiência desagradável. Talvez eles digam coisas como "Odeio a escola. Odeio meus professores. Queria ter uma folga de um dia. Sinto-me doente." Talvez seja verdade, ou talvez eles simplesmente não queiram ir para a escola.A qualidade da escola e o tipo de ambiente que ela proporciona aos alunos está basicamente nas mãos dos professores e da administração. Apesar disso, há muito que podemos fazer, como pais, para tornar a vivência escolar de nossos filhos a mais agradável possível.Algumas são:1 – Eduque a si mesmo. Quando os filhos vêem os pais envolvidos em programas de educação para adultos, ou simplesmente estudando e se auto-educando em casa, isso estabelece um exemplo de que aprender é importante.2 – Demonstre respeito para com a escola e seus funcionários quando falar com eles ou sobre eles. Um filho que escuta os pais criticando seus professores, ou fazendo declarações pejorativas sobre a escola, não poderá ter uma atitude positiva sobre o ensino.3 – Peça a seu filho para compartilhar uma experiência agradável e uma desagradável que ele tenha vivido na escola – passando a ele a lição que a vida é uma combinação de experiências agradáveis e desagradáveis.4 – Pergunte à criança: "O que aprendeu de novo hoje na escola?" A criança sentirá que está progredindo e se desenvolvendo.5 – Ajude a escola de seu filho, angariando fundos ou fazendo alguma outra atividade. Isso mostra para a criança que a escola é importante também para você.6 – Compareça a todas as reuniões de pais e mestres. Uma professora certa vez perguntou-me: "Por que exatamente aqueles pais com quem preciso tanto conversar, porque os filhos estão tendo problemas e sua opinião é necessária, não comparecem às reuniões?" Por outro lado, os pais cujos filhos estão indo bem sempre vão a todos os eventos promovidos pela escola." Minha resposta foi que a própria pergunta dela já era a resposta. Talvez o motivo para aquelas crianças estarem passando por dificuldades seja que os pais não se importam o suficiente para se envolver com a escolaridade dos filhos. E talvez os outros pais não sejam tão necessários nas reuniões exatamente porque comparecem a elas!7 – Deixe seu filho faltar à escola um dia em raras ocasiões, para passar um tempo agradável com um dos pais ou simplesmente para ter uma folga.8 – Associe a ida à escola com um presentinho, como um lanche especial ou algum trocado para gastar na cantina da escola.9 – Coloque um bilhetinho surpresa na lancheira da criança, dizendo "Eu te amo". 10 – Se é você quem leva as crianças para a escola, tente levá-los alguns minutos antes. Isso lhes dará tempo para brincar com os amigos e entrarem no "ritmo escolar" antes de começarem realmente os estudos. Não os leve depois da hora – isso os poupa de constrangimentos e das conseqüências associadas ao atraso. E certifique-se que eles podem contar com você para apanhá-los de volta na hora marcada.Estas são apenas algumas idéias, e estou certo de que com criatividade todos os pais poderão ter mais algumas. O principal é dar o exemplo e se envolver, criando associações positivas com a experiência escolar de seu filho.Há um antigo costume judaico que quando a criança começa a aprender o alfabeto hebraico, jogamos algumas balas e colocamos mel sobre as letras, para a criança lamber. Isso é para criar uma doce âncora e uma associação positiva com o estudo.Tente – isso funciona

2009! ESTAMOS DE VOLTA!


Oi gente! Estou de volta! Ainda não sei com qual turma irei trabalhar este ano, mas confesso que não abro mão de boas histórias. Essa é linda!!!!!
Beijos

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

AGRADECIMENTO !

NÃO POSSO DEIXAR DE DESEJAR A TODOS UM FELIZ NATAL E UM ANO ABENÇOADO! NÃO TENHO TIDO TEMPO PRA POSTAR NADA!!!!! MINHA VIDA TA UMA LOUCURA. MAS ANO QUE VEM TEM MAIS, SE DEUS PERMITIR! A VOCÊS O MEU CARINHO E MUITO OBRIGADA POR TUDO!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

anjinhos de natal








Fizemos estes anjinhos na aula de hoje! Usamos coador de papel - Melitta, cola, palitos de picolé, tesouras, canetinhas e paetês!
Os alunos adoraram realizar esta proposta!