Este Blog tem como objetivo principal compartilhar experiências desenvolvidas na Educação!
domingo, 31 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
RECADINHOS!!!
OI MENINAS!!!!!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
NOMES PRÓPRIOS, CRACHÁS
Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
domingo, 24 de janeiro de 2010
CRACHÁS, NOMES PRÓPRIOS
O TRABALHO COM NOMES PRÓPRIOS
Nomes próprios
Faixa etária: 4 e 5 anos
ConteúdoLinguagem oral, leitura e escrita
Introdução: Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
Nomes próprios
Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens: - Diferenciar letras e desenhos; - Diferenciar letras e números; - Diferenciar letras, umas das outras; - A quantidade de letras usadas para escrever cada nome; - Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc; - Orientação da escrita: da esquerda para a direita; - Que se escreve para resolver alguns problemas práticos; - O nome das letras; - Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); - Habilidades grafo-motoras; - Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...
É preciso considerar: · Os conhecimentos prévios das crianças. · O grau de habilidade no uso do sistema alfabético. · As características concretas do grupo. · As diferenças individuais. Conteúdos Leitura e escrita de nomes próprios Tempo estimado Um mês Materiais necessários - Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos - Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás) - Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
VOLTA ÀS AULAS
domingo, 17 de janeiro de 2010
VOLTA ÀS AULAS
Justificativa:
O retorno às atividades escolares e o ingresso de alunos novatos em uma Instituição Escolar geram sempre muitas expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.
Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. É o momento da criação de novas relações afetivas. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro em direção à construção da autonomia.
Para que essas mudanças possam acontecer de maneira tranqüila pelas crianças, torna-se necessário o nosso cuidado em envolver a todos os participantes da comunidade escolar nesse processo de adaptação.
Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivos:
• Proporcionar um ambiente agradável,acolhedor e seguro visando o bem-estar do educando, possibilitando assim a manifestação de suas emoções e necessidades.
• Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
• Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
• Elaborar uma rotina de trabalho pautada em atividades em grupos e individuais, avaliando-as semanalmente junto à coordenação e supervisão do CMEI.
Conteúdos:
Conteúdos Conceituais
• Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
• Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
• Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
• Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
• Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
• Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
• Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
• Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
• Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
• Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
• Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
• Participação na vida da escola;
• Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
• Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
• Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
• Conversas, relatos de vivências, narração;
• Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
• Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
• Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
• Orientação Espacial;
• Percurso de trajeto, localização;
• Contagem oral;
Natureza e Sociedade
• Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
• Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Artes:
Visual
• Pintura livre;
• Modelagem
• Recorte e colagem;
• Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
• Roda cantada;
• Ginástica;
• Dança;
• Jogos simbólicos
• Esquema corporal.
Música
• Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
Recursos:
Físicos:
Salas de aula e outras dependências da escola
Humanos:
Pais, educadores e demais funcionários do CMEI
Materiais:
CDS, Livros de histórias, gizão de cera, folhas de sulfite tamanho especial, bonecas, brinquedos diversificados, jogos pedagógicos, tinta guache e outros.
Avaliação:
A avaliação da proposta acontecerá diariamente, após o término da cada atividade. A coordenação e supervisão do CMEI também avaliarão a proposta com todos os envolvidos no trabalho.