domingo, 28 de junho de 2009

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL













ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO INSTITUTO PEDAGÓGICO MOVIMENTO


O professor não ensina conceitos aos alunos. Ele os ajuda a construí-los.Um bom exemplo disto é o da construção do conceito de número, que envolve a conservação de quantidades.Uma criança pode ser auxiliada até chegar à construção do conceito de conservação de quantidades, porém não se pode ensinar esta conservação.Para que a criança construa o conceito de número, que é um conceito complexo, é preciso que o professor lhe ofereça inúmeras atividades de classificação, seriação, ordenação de quantidades. Só a partir de experiências relevantes e dosadas para a criança é que ela poderá abstrair características comuns que a levem a formar determinados conceitos.Deve-se respeitar o rítmo da criança sem, contudo, ficar apenas esperando que ela construa os conceitos.Para ajudar a construir o conceito de número, por exemplo, que é um conceito lógico-matemático, deve-se propiciar experiências em diferentes graus de complexidade, isto porque, este é um conceito cuja construção demanda tempo e envolve várias gradações: números naturais, racionais, negativos, reais, complexos.

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL








O trabalho com as operações lógicas deve acontecer após um grande trabalho com as noções de série e classe. A professora Jucilene, do Instituto Pedagógico Movimento desenvolveu uma série de atividades com a classifiação. Acompanhe pelas fotos!

A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas caracteríticas. É classificando os objetos que a criança estrutura o real, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas.